segunda-feira, 16 de julho de 2012

Bruschetta de berinjela (sem pão)


Bruschetta sem pão é quase como brigadeiro sem leite condensado e essa é mais uma receita a provar que a busca por pratos mais leves pode revelar gratas surpresas. Além de constatar que essa tal berinjela bate mesmo um bolão, caí de amores por um ingrediente que adentrou minha cozinha pela primeira vez: o alho-poró. A paixão foi tão fulminante que ele já voltou à mesa em outras receitas e foi o maior sucesso. Agora que já me declarei, chega de enrolação!

Ingredientes
2 berinjelas médias
200 gramas de queijo branco light (pode substituir por ricota, mas aí vale caprichar mais no tempero)
1 xícara de alho-poró
2 tomates sem pele e sem caroços
Sal
Pimenta
1 colher de sopa de hortelã (também vale testar com salsinha, orégano, manjericão…)
3 colheres de sopa de azeite
Comece cortando a berinjela em fatias bem grossas, com cerca de 2cm. O corte é fundamental porque, antes de ir ao forno, você vai grelhar a berinjela na frigideira com um fio de azeite até ela ficar bem douradinha dos dois lados. Se as fatias forem finas demais, ela vai murchar completamente na etapa seguinte e o encanto da receita vai para o beleléu. Reserve e aproveite a pausa para preaquecer o forno na potência média.
Em seguida, pique o queijo e o tomate (Tati ensinou aqui como tirar a pele rapidinho) e corte o alho-poró em rodelas. Misture delicadamente os ingredientes e adicione a hortelã, uma pitada de sal e pimenta a gosto.
Coloque as fatias de berinjela em uma forma antiaderente e cubra com a mistura dos outros ingredientes, cuidando para não colocar as fatias próximas demais umas das outras. Leve ao forno por 10 minutos ou até que o queijo esteja completamente derretido e sirva imediatamente.
Importante: essa receita também pode ser feita com as fatias cruas de berinjela – eu mesma testei e achei bem razoável, mas prefiro a versão aí de cima. Se você testar do outro jeito e gostar, conta pra gente!

Bruschetta de berinjela sem pão
Rende: 20 porções
Calorias por porção: 60

Nenhum comentário:

Postar um comentário