segunda-feira, 16 de julho de 2012

Bolo de chocolate light na caneca


Ou melhor, na xicrinha. Porque bolo de caneca no micro-ondas é uma delícia, é rápido, é prático… mas é mega calórico. Algumas receitas que circulam pela web têm quase 1000 calorias!

A ideia aqui é servir em xícara de café, que é menorzinha, de um tamanho honesto, afinal ninguém precisa comer uma caneca de bolo de chocolate, tudo de uma vez. Substituindo alguns ingredientes, conseguimos um bolinho de apenas 92 calorias! Perfeito para acompanhar um cafezinho.
Ingredientes1 ovo
2 col (sopa) de leite desnatado
1 col (sopa) de cacau em pó sem açúcar
1 col (sopa) de farinha de trigo
1 col (sopa) de óleo
1 col (sopa) de açúcar light
1 col (sopa) de maisena
1 col (café) de fermento
2 quadradinhos de chocolate amargo para cobertura
Coloque o ovo numa tigela e bata bem com um garfo. Acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o cacau em pó e bata mais um pouco. Misture bem a farinha. Eu já testei essa receita com farinha integral, mas não gostei. Ficou com uma textura mais para pão do que de bolo. Se você encontrar uma substituição bacana para a farinha, nos conte.
Por último, junte o fermento mexendo delicadamente, sem bater, sem auê. Divida em duas xícaras de café untadas e leve ao micro-ondas na potência máxima por 3 minutos.  O micro-ondas estragou? Dá pra fazer no forno por 10 minutinhos.
Para a cobertura, derreta em banho-maria os dois quadradinhos de chocolate. Coloque uma colherinha em cima de cada bolo e, pronto. Faça com carinho e volte para me contar como ficou.
Bolo de chocolate light na canecaRende: 2 porções
92 calorias por porção

Nenhum comentário:

Postar um comentário