terça-feira, 2 de janeiro de 2018

O cuscuz – aliado na dieta nordestina

O cuscuz é consumido em todo Brasil, mas tomou força principalmente nos estados do nordeste. Seu preparo é simples, pode ser salgado ou doce; é versátil, podendo acompanhar carne vermelha, branca, coco, leite, legumes; nutritivo e delicioso é bem vindo no café da manhã, no almoço e no jantar. E se eu disser que além disso tudo é uma ótima opção para dietas de emagrecimento e de ganho de massa magra? Vamos conhecer mais esses flocos milagrosos.
A matéria prima do cuscuz é o milho. Um cereal antiquíssimo rico em carboidratos complexos, sendo assim uma ótima fonte de energia; possui fibras, estas que regulam o trânsito intestinal, baixam o colesterol e aumentam a saciedade; tem vitaminas como a B1(tiamina) que auxilia nos impulsos nervosos e transmissões entre os neurônios e a vitamina A que participa da regeneração celular, dá brilho e vitalidade para a pele, unhas e cabelos e é aliada no bom funcionamento do pulmão; também presente nesse cereal o ácido fólico que ajuda na prevenção de doenças cardíacas; é isento de glúten, então está liberado para quem tem sensibilidade ou é celíaco.
Uma xícara de cuscuz possui 176 calorias que é um valor calórico baixo se comparado a uma xícara de arroz com 205 calorias e de quinoa com 222 calorias. Sem falar que ao receber água, ao ser cozido, os flocos são hidratados e 100g viram 113 calorias. Cabe direitinho na dieta, analisando a quantidade de calorias diárias para a dieta do indivíduo, e no bolso, pois por ser feito à base de farinha não é um produto caro.

Como se prepara um típico Cuscuz Nordestino?
>>Ingredientes:
3 xícaras de fubá em flocos;
1 xícara de água;
1 colher de chá de sal.
>>Modo de preparo: Mistura todos os ingredientes e deixa descansar por 5 minutos. Após, coloque a massa em uma cuscuzeira e cozinhe por cerca de 10 minutos após a água da cuscuzeira ferver. Não tem cuscuzeira? Coloca água para ferver em uma panela e em cima o fubá para cozinhar no vapor. Ou coloque a massa depois do repouso em um refratário que vá ao micro-ondas com um prato tampando durante 3 a 5 minutos.
Depois de pronto pode molhar com um fio de azeite (muitos preferem manteiga, mas esta opção é rica em gordura saturada e trans), pode acompanhar queijo assado (prefira queijos magros/light para não agregar calorias e gorduras ruins), ovos, bife de frango grelhado, etc.

Cuscuz com coco
>>Ingredientes:
2 xícaras de farinha de milho flocada;
¼ colher de chá de sal;
200ml de leite de coco;
50g de coco ralado fresco.
>>Modo de preparo: em um recipiente misture 1 copo de água, o coco ralado, os flocos de milho e o sal. Deixe repousar por 10 minutos. Após a água na cuscuzeira ferver coloque na parte superior a mistura e tampe. Deixe cozinhar por 10 minutos. Após pronto pode molhar com o leite de coco. Essa preparação possui em torno de 220 calorias em 100g. Dica: para ficar menos calórico, usar leite de coco desengordurado ou com percentual reduzido.

Cuscuz diferente: com linhaça e aveia
>>Ingredientes:
1 xícara de flocos de milho;
2 colheres de sopa de aveia;
1 colher de sobremesa de linhaça triturada;
½ xícara de água
>>Modo de preparo: Misture tudo, deixe descansar 5 minutos e coloque para cozinhar. Essa receita possui Omega-3, graças à linhaça, é rica em ácidos graxos poli-insaturados e fibras. ATENÇÃO: A aveia possui glúten.
Camila Gadelha

http://oconciergeonline.com.br/o-cuscuz-aliado-na-dieta-nordestina/


Nenhum comentário:

Postar um comentário