O frango xadrez é um prato super saudável e perfeita para quem quer emagrecer, pois além da presença da proteína magra do frango, temos um monte de legumes aí!
Ele faz a festa na dieta! Para quem adora um prato cheio como eu, ele rende bastante, fazendo um belo volume no prato.
Além disso, para aqueles que não são muito chegados em legumes ainda, é uma ótima maneira de ir acostumando o paladar.
O segredo de um bom frango xadrez consiste em respeitar o cozimento de cada ingrediente, para ficar tudo no ponto certo. Então, comece pelos mais demorados e coloque por último os legumes que ficam prontos mais rapidamente.
Outra dica saudável é não utilizar sal no preparo, pois o shoyo já possui bastante sódio e então vamos dilui-lo na água para não precisar usar muito.
Ah! E eu sou bem exigente com esse prato. Gosto de um frango xadrez mais sequinho e não aquela sopa onde os legumes ficam boiando, sabe?
A lista de ingredientes você pode variar. Às vezes falta alguma coisa em casa e eu substituo por outra. Ou se você nao gosta de algum legume, pode trocar.
Vamos aos ingredientes:
- 300g de peito de frango
- 1 cebola
- 1 pimentão
- 1 cenoura cortada em rodelas
- 1 brócolis pequeno
- 1 abobrinha média
- 150g de broto de feijão
- 2 colheres de sopa de shoyo
- 4 colheres de sopa de água
- 1 colher de chá de amido de milho ou farinha de berinjela
Modo de preparo:
Corte todos os legumes e o filé de frango, como a imagem abaixo.
Como a cenoura é mais demorada para cozinhar, coloque-a em uma panela com água fervendo e deixe cozinhar separadamente. Se preferir utilize uma panela a vapor.
Enquanto isso, grelhe os cubos de frango. Você já sabe que não é necessário usar óleo, né? Utilize a dica da couve refogada, que postei AQUI.
Junto com o frango, coloque os cubos de cebola e pimentão.
Quando esses estiverem macios, e não totalmente cozidos, junte o brócolis e o broto de feijão.
A cenoura que já estará cozida nesse momento, pode ser adicionada a seguir. Por últímo, dilua o shoyo na água e o amido ou farinha de berinjela. Faça uma misturinha e incorpore ao restante dos ingredientes. Agora basta misturar tudo delicadamente, deixar os demais legumes atingirem o ponto de cozimento certo e está pronto.
Esse prato fica super gostoso com uma massa integral do tipo spaghetti ou com arroz integral. Quando estou afim de dar uma baixada nos carboidratos da refeição, como puro mesmo. É uma opção lowcarb perfeita para o jantar ou para aqueles dias que queremos recuperar a dieta. É super delícia!
Ah! Você também pode adicionar amendoim sem sal ou castanhas de caju ao prato, como na receita original. Eu nunca adiciono porque sou gulosa e como a minha porção antes.
Redimento: 3 porções
Nenhum comentário:
Postar um comentário