sábado, 31 de março de 2012

DOENÇAS MAIS COMUNS NO OUTONO: CONHEÇAM E PREVINAM-SE


Neste dia 20 de março começa um novo ciclo com a chegada do outono. Uma das estações mais charmosas do ano dá adeus ao desconforto causado pelas altas temperaturas, mas, também, é um período em que é necessário tomar um cuidado redobrado com algumas doenças. Entre os problemas típicos desta estação estão as doenças respiratórias.
De acordo com o médico Gerson Paulo Goldwasser, clínico geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, as doenças mais comuns no outono são as relacionadas com as alterações na temperatura. Segundo Goldwasser, é preciso observar as inflamações das vias aéreas, como as laringites, faringites, sinusites, gripes, as alergias e rinites.
O médico explica, ainda, que essas doenças de outono não costumam trazer grandes perigos à saúde, já que são autolimitadas e melhoram, ou curam-se, com os cuidados habituais. “Para tratar essas doenças é preciso de repouso quando necessário, medicação sintomática correta como o uso de analgésicos e ou antitérmicos e ingerir bastante líquido”, diz.
“O perigo real dessas doenças existe quando a inflamação progride para uma infecção, necessitando de avaliação médica, principalmente nos pacientes idosos. As alergias são mais comuns nas crianças e as inflamações nos adultos e idosos”, acrescentou.
Assim como no verão nos prevenimos contra o câncer de pele e desidratação, entre outros males, no outono a prevenção é, também, a melhor saída. De acordo com o médico da Santa Casa de Misericórdia, a prevenção deve começar com os cuidados com relação ao meio ambiente. “É necessário evitar locais fechados e aglomerações, principalmente se houver pessoa já com uma destas doenças”, disse o especialista.
Outras indicações durante o outono são: cuidados higiênicos como usar álcool gel para limpar as mãos e não se esquecer das campanhas de vacinação antigripal nos idosos “Com estes cuidados, todos terão uma boa saúde no outono”, afirmou Gerson Paulo Goldwasser.
Dengue: alerta constante
Para o clínico geral, além das doenças mais comuns nesta estação é preciso tomar muito cuidado com um mal que tem seu pico no verão, mas continua durante boa parte do ano: a dengue. Segundo Gerson Paulo Goldwasser, “Independente da estação climática, não se pode deixar de lado o perigo da dengue consequente do acúmulo de água em local não apropriado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário